N. 209 | 26 de Janeiro de 2017
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).
Sensação Térmica
É a forma como os nossos sentidos captam a temperatura do ar ao redor, que pode diferir temperatura correta no momento. Essa sensação se deve a fatores climáticos que interferem na transferência de calor entre o corpo e o ar. A pele, o nosso maior órgão, recebe as sensações que identificamos, como a dor, pressão, frio e calor (estas duas chamadas “sensações térmicas”). No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre o tema, entre os quais:
Avaliação do desempenho térmico nos microclimas das praças: Piedade e Visconde de Cayrú, Salvador/BA.
Souza, Sandra Helena Miranda de
Mapeando as condições de conforto térmico em Salvador
Moura, Tereza,Nery, Jussana,Andrade, Telma Côrtes Quadros de,Katzschner, Lutz
Morais, Joana Darc Medeiros de
O sol e o vento no traçado urbano do Brasil Colonial
Ensino de língua estrangeira
Seja para se destacar no trabalho, assistir a filmes, viajar, ou até mesmo estudar, saber uma língua estrangeira é muito importante nos dias de hoje. Diferentemente de como se ensinava no passado, os métodos e técnicas de aprendizado estão cada vez mais inovadores, buscando que o aluno interaja cada vez mais com o mundo afora e seu conhecimento não se restrinja somente à gramática e à sala de aula. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
O ensino bilíngüe em Moçambique: entre a casa e a escola
Menezes, Leonarda Jacinto José Maria
Monitor educacional (TV Pendrive): a tecnologia nas aulas de língua inglesa da escola pública
Português língua estrangeira: uma análise do livro didático
Souza, Kaline Araujo Mendes de
Aprender alemão como língua estrangeira pela modalidade a distância : atividades de compreensão oral
Schultz, Leila Magalhães Santos
Os Simpsons nas aulas de língua inglesa: veículo de construção de valores culturais e éticos?
Azeite de Dendê
Resultado do esmagamento das sementes da palmeira Dendezeiro (Elaeis guineensis), o azeite de dendê é uma opção muito popular nas culinárias afro-brasileira e angolana. Além do uso culinário, o azeite de dendê possui utilidades diversas, como na fabricação de sabonetes, detergentes, amaciantes biodegradáveis, velas, graxas, lubrificantes e alimentos industrializados como pães, bolos, tortas, biscoitos, manteiga, etc; assim como pode servir de combustível em motores diesel, substituindo o óleo diesel. Adicionalmente, o azeite contém variados ácidos graxos, como ácido palmítico, ácido esteárico, oleico (ômega 9) e linoleico (ômega 6), além de ser fonte de tocoferol e tocotrienol (vitamina E), que atuam como antioxidante e também são ricos em betacaroteno (vitamina A). No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Controle sanitário do azeite de dendê (Elaeis guineensis Jacquin) industrializado no estado da Bahia
Indicação geográfica: a indicação de procedência para o azeite de dendê produzido em Valença, Bahia
Uma imersão no tabuleiro da baiana : o acarajé.