N. 229 | 07 de julho de 2017
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).
Letramento
Processo em que o ensino da leitura e da escrita acontece dentro de um contexto social, tendo um sentido ampliado da alfabetização, pois o foco não é apenas a aquisição do sistema alfabético e suas convenções, mas também como a introdução às práticas sociais da língua escrita, ou, mais amplamente, à cultura do escrito. Utilizando-se do uso de outros suportes, como jornais e revistas, o letramento não se restringe ao livro didático e leva em consideração a diversidade de gêneros textuais, para que as habilidades de leitura e escrita aconteçam dentro de situações reais de comunicação e que essa aprendizagem faça parte da vida dos alunos efetivamente, tornando-os assim, alunos letrados. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Práticas de letramento no ensino fundamental: olhando o contexto familiar
Construção de identidades de letramento no contexto da sala de aula.
Alfabetização, letramentos e multiletramentos na educação infantil: práticas possíveis?
Santos, Ariosvalda Santana Ribeiro
Pagode baiano
É uma variante criada na Bahia dos gêneros musicais samba, samba-reggae, samba de roda do Recôncavo e pagode. Também chamado de pagodão, swingueira ou quebradeira, tem elementos acústicos de origem africana e usa instrumentos eletrônicos, misturas com a batida do funk e outros ritmos dançantes, mas também pode usar instrumentos de samba como pandeiro e cavaquinho. Caracteriza-se pela harmonia, com linhas melódicas marcantes e percussão. Geralmente suas músicas são coreografadas. O pagode baiano atual se caracteriza por letras de duplo sentido com refrões simples e é muito criticado por questões morais, pois suas letras costumam ser explícitas e controversas. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Corpo, dança e letras: um estudo sobre a cena musical do pagode baiano e suas mediações
Entrelaçando corpos e letras: representações de gênero nos pagodes baianos
Estudos de gênero e interdisciplinaridade no contexto baiano
Janotti Júnior, Jeder Silveira
Dicionários musicais brasileiros e a perplexidade das províncias
Geometria Analítica
A Geometria Analítica, também denominada de coordenadas geométricas ou de geometria cartesiana, é parte da matemática que baseia-se nos estudos da geometria (geometria euclidiana clássica - plana e espacial) por meio da utilização da álgebra e estuda os resultados dessa relação. Os estudos iniciais estão ligados ao matemático francês René Descartes (1596 -1650), criador do sistema de coordenadas cartesianas. O estudo de Geometria Analítica geralmente é dividido nos seguintes tópicos: Estudo Analítico do Ponto; Estudo Analítico da Reta; Estudo analítico da circunferência; Vetores; Cônicas. A geometria analítica é muito utilizada na física e na engenharia, e nas áreas mais modernas da geometria, incluindo geometria algébrica, diferencial, discreta e computacional.
Sistemas Lineares: Uma Proposta Envolvendo Álgebra e Geometria
Campos, José Roberto de Teixeira
Geometrias Não-Euclidianas: Proposta de Abordagem Aplicável ao Ensino Básico
Variedade com Conexão Afim e Estruturas Geométricas Não-Assiciativas
Geometria Projetiva: Matemática e Arte