N. 244 | 20 de outubro de 2017
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).
Julgamento
É uma avaliação, uma percepção sobre situações ou fatos. Eles podem causar aprovação ou discordância. Uma pessoa (ou pessoas) atua como autoridade judicante, após examinar uma situação e forma sobre ele um juízo, expõe e justifica sua decisão para a solução do conflito. A palavra vem do latim iudicium, ato mental que afirma ou nega um predicado de um sujeito. No Direito, é um procedimento em que um representante do estado arbitra um conflito entre diferentes partes, avaliando provas cabíveis tanto da parte acusadora como da defensora a fim de apresentar seus argumentos, visando uma solução justa e dentro da lei. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
A possibilidade jurídica de julgamentos implícitos no processo civil
Pereira, Luís Guilherme Gonçalves
Posição social e julgamento dos serviços de saúde pelos usuários.
Julgamento liminar de mérito em caso de demandas repetitivas.
Andrade, Sabrina Dourado França
Pele negra sem máscaras brancas: o julgamento da boa aparência em seleção de pessoal
Mendes, Carlos Renato Oliveira
Dermatite
É uma lesão da pele caracterizada pela vermelhidão e inchaço, podendo ocorrer por uma grande variedade de causas. Também conhecida como eczema, costumam surgir principalmente em reações alérgicas ou pelo contato com agentes irritantes que fazem a pele desenvolver certas alterações caracterizadas pelo edema de sua camada superior ou epiderme. A área de pele afetada pode variar entre muito pequena e o corpo inteiro. Entre os tipos de dermatite estão a dermatite atópica, a dermatite de contato alérgica, dermatite de contato irritante e a dermatite seborreica. O tratamento depende de sua causa ou origem. As lesões ativas podem melhorar com o uso de pomadas a base de esteroides. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Sobrevida e Fatores Prognósticos de Dermatite Associada à Incontinência em Pacientes Críticos
Dermatite infecciosa associada ao HTLV-I (DIH) infanto-juvenil e do adulto
Bittencourt, Achilea Candida Lisboa
Oliveira, Maria de Fátima Santos Paim de
Hygiene, atopy and wheeze-eczema-rhinitis symptoms in schoolchildren from urban and rural Ecuador
Sarinho, Emanuel Sávio Cavalcanti
Britto, Murilo Carlos Amorim de
Atabaque
É um instrumento musical de percussão afro-brasileiro. O nome se originou do termo árabe al-Tabaq, que significa "prato". Constitui-se de um tambor cilíndrico, com uma das bocas coberta de couro de boi, veado ou bode. É tocado com as mãos e/ou baquetas. Chegou ao Brasil através de africanos escravizados. Pode ser usado na percussão em ritmos brasileiros, tais como o samba e o axé music. Também é usado em quase todo ritual típico do Candomblé e da Umbanda. Seu uso tradicional é na música ritual e religiosa, empregados para convocar os Orixás, Nkisis e Voduns. Nos terreiros de candomblé, os três atabaques utilizados são chamados de "rum", "rumpi" e "le". Para auxiliar os tambores, utiliza-se um agogô; em algumas casas tocam-se também cabaças e afoxés. Esses são usados unicamente nas dependências do terreiro. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Nossos colonizadores africanos: presença e tradição negra na Bahia
Sobre psiquiatria, candomblé e museus
Na palma da minha mão: temas afro-brasileiros e questões contemporâneas
Sousa Junior, Vilson Caetano de
No caminho de Aruanda: A Umbanda Candanga revisitada