N. 254 | 12 de janeiro de 2018
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).
Princesa
Oriundo do latim princeps, converteu-se no francês prince e, posteriormente, em princesse. É usado para designar a mulher que dispõe de um título honorífico de principado, podendo ser a esposa de um príncipe ou a descendente de um rei ou uma rainha. No primeiro modo, há casos de mulheres nobres que são oferecidas à príncipes ou mulheres que deixam para trás uma vida como plebeia e adquire o título da realeza. Ela é herdeira da coroa real ou imperial e pode tornar rainha ao se casar com um rei. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Os homens da Princesa do Sertão: modernidade e identidade masculina em Feira de Santana (1918-1928)
De princesas a sapos escaldados: um estudo sobre as mulheres que amam demais anônimas (MADA)
Princesas do sertão: o universo trans entre o espelho e as ruas de Feira de Santana-BA
Estágio
É a prática profissional realizado por um estudante, colocando em prática os seus conhecimentos e as suas competências aprendidas durante o curso, voltados à sua futura profissão. É um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido em um ambiente de trabalho, preparando o estagiário para o trabalho produtivo, podendo ser eles: do ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. A remuneração, diferente do trabalho formal, é reduzida ou nula (estágio voluntário), o que, em muitos casos, é aproveitado pelas empresas para contratar mão-de-obra barata. Há uma lei de nº 11.788/08, chamada Lei do Estágio, que mantém a característica do estágio como atividade sem vínculo empregatício e a necessidade do auxílio dos agentes de integração. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
O estágio supervisionado no curso de educação física da UEFS: realidade e possibilidades
Aprendendo a atuar em atenção básica de saúde: contribuições do estágio curricular em Enfermagem
Garcia, Carolina Pedroza de Carvalho
A experiência no Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica com Orientação Psicanalítica na UFBA
Silva, José Antonio Pereira da
Sarampo
É uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. O médico árabe Ibn Razi (860-932) foi o primeiro a descrever a doença, porém, a sua vacina só foi desenvolvida em 1963. Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e corrimento do nariz. Após estes sintomas, geralmente há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés. Além disso, pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, ataques (convulsões e olhar fixo), lesão cerebral e morte. Posteriormente, o vírus pode atingir as vias respiratórias, causar diarreias e até infecções no encéfalo. O sarampo tem como causa a infecção pelo mesmo vírus da rubéola, o Morbili vírus. A transmissão ocorre diretamente, de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração, por isso a facilidade de contágio da doença. Não existe tratamento específico, o que há é o tratamento para diminuir sintomas como a febre e tosse. Quando o médico indica algum antibiótico, ele servirá para combater alguma possível complicação. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Costa, Maria da Conceição Nascimento
Mota, Eduardo
Nascimento, Estela Maria Ramos do
Paralysias consecutivas às molestias agudas
Coberturas vacinais superestimadas? Novas evidências a partir do inquérito de Pau da Lima
Silva, Ligia Maria Vieira da
Formigli, Vera Lúcia
Cerqueira, Macius Pontes
Kruchevsky, Leonardo
Assis, Ana Marlucia de Oliveira
Santos, Leonor Maria Pacheco
Prado, Matildes da Silva
Martins, Maísa Cruz
Barreto, Mauricio Lima
Mota, Eduardo
Ribeiro Filho, Raimundo Santana
Costa, Maria da Conceição Nascimento
Menezes, Greice Maria de Souza
Aguiar, Vania Regina Maciel de