N. 288 | 05 de outubro de 2018
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).
Útero
É um órgão pertencente ao aparelho reprodutor das fêmeas de quase todos os mamíferos, inclusive os humanos. Se tratando da nossa espécie, útero lembra o aspecto de uma pêra e está localizada na pelvis. É nele que o processo de fecundação e desenvolvimento embrionário do feto ocorre. O útero divide-se em: boca do útero, colo do útero, base inferior do corpo uterino. Algumas patologias podem afetar esta parte do corpo feminino como: endometriose, miomas e o próprio câncer. Por isso, as mulheres fazem com frequência exames preventivos a fim de se cuidarem. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Práticas preventivas para o câncer do colo uterino: um estudo com mulheres quilombolas
Loura, Isaias Anderson da Silva
Mamografia
É uma radiografia (técnica de imagem médica baseada na utilização de raios X para ver o interior de uma parte do corpo) dos seios. A mamografia é desagradável para muitas mulheres devido à necessidade de comprimir o seio entre duas placas para obter uma imagem de boa qualidade. Efetuar regularmente uma mamografia é sempre aconselhado à mulheres em idade de risco, porque se trata da melhor maneira de detectar rapidamente as lesões que evocam um câncer dos seios. Idealmente, ela deve ser efetuada nos primeiros dias do ciclo menstrual. Além disso, a mamografia é preconizada para mulheres entre 50 e 74 anos com uma frequência de uma vez a cada dois anos. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Análise da curva contraste detalhe para dois sistemas mamográficos com grades distintas
Métodos estatísticos para classificação de massas em mamografias
Gulnar Azevedo e Silva, Gulnar Azevedo e Silva
Bustamante-Teixeira, Maria Teresa
Aquino, Estela Maria Motta Lima Leão de
Mastectectomia
É uma forma de tratar o câncer de mama que consiste na retirada cirúrgica de toda a mama. Muitas vezes, é realizada quando uma mulher não pode ser tratada com a cirurgia que poupa a maior parte da mama. Para cada objetivo que se deseja alcançar com a retirada da mama, pode ser feito um tipo de cirurgia, que é escolhido pelo mastologista ou cirurgião plástico, de acordo com cada caso. Os principais tipos são: mastectomia simples, mastectomia dupla, mastectomia poupadora de pele, mastectomia poupadora de mamilo. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Transtornos psicológicos que afetam a qualidade de vida de mulheres mastectomizadas
A cotidianidade do ser-mulher-mastectomizada-com-reconstrução-mamária
Concepção de corpo em Merleau-Ponty e mulheres mastectomizadas