N. 288 | 05 de outubro de 2018

Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).

 

Útero

É um órgão pertencente ao aparelho reprodutor das fêmeas de quase todos os mamíferos, inclusive os humanos. Se tratando da nossa espécie, útero lembra o aspecto de uma pêra e está localizada na pelvis. É nele que o processo de fecundação e desenvolvimento embrionário do feto ocorre. O útero divide-se em: boca do útero, colo do útero, base inferior do corpo uterino. Algumas patologias podem afetar esta parte do corpo feminino como: endometriose, miomas e o próprio câncer. Por isso, as mulheres fazem com frequência exames preventivos a fim de se cuidarem. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

Câncer do colo do útero no Estado do Tocantins: características do rastreamento e seguimento das mulheres na rede pública de saúde.

Galvão, Jucimária Dantas

 

Práticas preventivas para o câncer do colo uterino: um estudo com mulheres quilombolas

Teixeira Boa Sorte, Elionara

 

Exenteração pélvica: revisão sistemática enfocando as indicações e a eficiência desse tratamento em pacientes com recidivas de câncer de colo de útero

Loura, Isaias Anderson da Silva

 

Distribuição espacial da incidência e da mortalidade do câncer de colo de útero em Salvador entre 2008 e 2013.

Guimarães, Flávia Lago

 

“Tem mulher, tem preventivo”: gênero, sexualidade e moralidade nos discursos e práticas preventivas do câncer do colo do útero entre mulheres de bairros populares de Salvador

Rico, Ana María

 

Mamografia

É uma radiografia (técnica de imagem médica baseada na utilização de raios X para ver o interior de uma parte do corpo) dos seios. A mamografia é desagradável para muitas mulheres devido à necessidade de comprimir o seio entre duas placas para obter uma imagem de boa qualidade. Efetuar regularmente uma mamografia é sempre aconselhado à mulheres em idade de risco, porque se trata da melhor maneira de detectar rapidamente as lesões que evocam um câncer dos seios. Idealmente, ela deve ser efetuada nos primeiros dias do ciclo menstrual. Além disso, a mamografia é preconizada para mulheres entre 50 e 74 anos com uma frequência de uma vez a cada dois anosNo RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

Análise da curva contraste detalhe para dois sistemas mamográficos com grades distintas

Santos, Lívia Raine Souza dos

Batista, Wilson Otto Gomes

 

Emprego do Mammo II Phantom RS 750 no processo de ensino aprendizagem da compressão mamográfica – estudo piloto

Coelho, Juliane Campos

Coelho, Julita Maria Freitas

Amorim, Kelly Nascimento

Monção, Mauricio Mitsuo

 

Métodos estatísticos para classificação de massas em mamografias

Alcântara, Rafaela Souza

 

Acesso à detecção precoce do câncer de mama no Sistema Único de Saúde: uma análise a partir dos dados do Sistema de Informações em Saúde

Gulnar Azevedo e Silva, Gulnar Azevedo e Silva

Bustamante-Teixeira, Maria Teresa

Aquino, Estela Maria Motta Lima Leão de

Tomazelli, Jeane Glaucia

Santos-Silva, Isabel dos

 

Perfil epidemiológico das pacientes com câncer de mama atendidas em uma unidade de saúde em São Francisco do Conde, Ba

Reis, Flávia Prazeres

Santos, Maria Edilene Góes

Sena, Wilma dos Reis

Santana, Rozânia

Freitas, Tânia Santanna de

Silveira, Helson Freitas da

Ribeiro Junior, Howard Lopes

 

Mastectectomia 

É uma forma de tratar o câncer de mama que consiste na retirada cirúrgica de toda a mama. Muitas vezes, é realizada quando uma mulher não pode ser tratada com a cirurgia que poupa a maior parte da mama. Para cada objetivo que se deseja alcançar com a retirada da mama, pode ser feito um tipo de cirurgia, que é escolhido pelo mastologista ou cirurgião plástico, de acordo com cada caso. Os principais tipos são: mastectomia simples, mastectomia dupla, mastectomia poupadora de pele, mastectomia poupadora de mamilo. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

Autoimagem em mulheres submetidas a mastectomia por câncer de mama, acompanhada em ambulatório de um hospital universitário de Salvador (Bahia, Brasil)

Aguiar, Juliana Lima

 

Transtornos psicológicos que afetam a qualidade de vida de mulheres mastectomizadas

Pinheiro, Aline Barros

 

Estratégias de enfrentamento do câncer de mama:um estudo de caso com famílias de mulheres mastectomizadas

Tavares, Jeane Saskya Campos

Trad, Leny Alves Bomfim

 

A cotidianidade do ser-mulher-mastectomizada-com-reconstrução-mamária

Azevedo, Rosana Freitas

 

Concepção de corpo em Merleau-Ponty e mulheres mastectomizadas

Azevedo, Rosana Freitas