N. 295 | 27 de novembro de 2018
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).
Teoria da relatividade
O cientista Albert Einstein, no início do século XX, não encontrava resposta a uma pergunta: como combinar o eletromagnetismo formulado por Maxwell e a mecânica newtoniana. Assim, surge uma nova teoria que determinou as bases da física moderna. A Teoria da Relatividade Geral contribuiu para demonstrar a correlação da gravidade e as dimensões do espaço-tempo. Percebeu-se que a estrutura de ambos é dinâmica e não estática como se acreditava até então, desta maneira, a Teoria da Relatividade afirma que o tempo não é igual para todos, podendo variar de acordo com a velocidade, a gravidade e o espaço. Já a Teoria da Relatividade Especial acrescenta que é que a velocidade da luz é uma constante igual para todo o universo. Dessa forma, demonstra que o espaço e o tempo não são grandezas absolutas, mas totalmente subjetivas. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Teoria da Relatividade Geral - 100 Anos de uma Nova Visão de Mundo
Nascimento, Marcio Luis Ferreira
110 Anos da relatividade especial
Nascimento, Marcio Luis Ferreira
Relatividade Ontológica e Subdeterminação; Naturalismo e Pirronismo
A formulação dos 'estados relativos' da teoria quântica
A medida do tempo: intuição e inteligência em Bergson
Aquífero
O aquífero é uma formação geológica que armazena a água embaixo da terra. Grande parte da água doce disponível se encontra deles, contudo não são de fácil disponibilidade. Nos territórios que chove com regularidade e há uma natureza frondosa, a permeabilidade do solo provoca gradativamente a formação desses depósitos de água. Assim, a qualidade da água de um aquífero é muito variável, pois depende do terreno e de sua estrutura interna. Por isso, há vários tipos de aquíferos em função da forma que se apresentam (porosos ou fissurados). Podem ser classificados também a partir da pressão atmosférica que estão submetidos (livres ou confinados). Além disso, sua localização geográfica é outro elemento de classificação (costeiro ou interior). Porém, é muito importante a qualidade da água subterrânea depositada, pois devido a grande poluição humana alguns aquíferos estão sendo atingidos. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Nascimento, Sérgio Augusto de Morais
Barbosa, Johildo Salomão Figueirêdo
Avaliação hidrogeológica do Alto da Bacia do Rio Jiquiriçá - BA
Usina Hidrelétrica
É uma instalação desenvolvida em um determinado lugar com a missão de aproveitar a massa de água em movimento para transformá-la em energia elétrica. Assim, a usina hidroelétrica é encarregada de conter a água dos rios e armazená-la em um reservatório. Para isso, são necessárias turbinas que se acoplam a alternadores, pois as turbinas convertem a energia cinética em energia mecânica. Já o alternador é um tipo de gerador de energia cuja função primordial é a conversão da energia mecânica em energia elétrica. É importante destacar que a construção de uma barragem é determinada pelas características geográficas do terreno em questão e obviamente pelo curso da água. Como benefício pode-se perceber os baixos custos de manutenção e exploração, sua limpeza e a não utilização de combustível. Por outro lado, existe um longo tempo e dinheiro investido para sua construção, além de consequências negativas ambientais como alteração da flora e da fauna aquática, impossibilidade de navegação e alteração do terreno. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Brito, Marina Pessoa Felzemburgh
Impactos de atividades econômicas sobre os recursos hídricos na Baía do Iguape e Saubara
Forecasting, integration, and storage of renewable energy generation in the Northeast of Brazil