N. 296 | 04 de dezembro de 2018

Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).

 

Refinaria 

É uma indústria que converte o petróleo em diferentes combustíveis como a gasolina, o óleo diesel, o butano, assim como em matéria prima para elaborar diversos tipos de produtos, tais como plásticos, roupa, asfalto, computadores, móveis, entre outros. O processo de transformação inicia-se com o tratamento do petróleo em função do seu destino. Dentro de um forno acontece o processo de aquecimento que alcança temperaturas superiores a 300 graus. Assim que está quente, o petróleo é introduzido em uma torre de destilação que separa os componentes do petróleo dependendo de sua densidade. Após a separação, os componentes devem ser refinados até chegar em sua forma desejada a partir do fuelóleo (propano, propileno e butano). Contudo, as refinarias precisam se preocupar com diversas medidas de segurança para evitar qualquer tipo de acidente de trabalho e ambiental, pois tal atividade envolve altos risco. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

Internações hospitalares por neoplasias malignas do sistema hematopoiético em populações na área de influência de uma refinaria de petróleo no Estado da Bahia.

Silva, Marcela Souza da

Ferreira, Hadla Sousa

 

Análise da prestação de serviços de caldeiraria nas paradas programadas de manutenção de plantas industriais da refinaria landulpho alves – rlam

Meira, Gedson

 

Métodos analíticos para avaliação e controle de vanádio e cobre em água de mar e efluentes de refinaria de petróleo

Melo, Adriana Santana Queiroz

 

Impacto Ambiental da Indústria Petrolífera em Manguezais Da Região Norte da Baía de Todos os Santos (Bahia, Brasil)

Queiroz, Antônio Fernando de Souza

Celino, Joil José

 

Estudo do uso de resíduo catalítico do refino de petróleo na construção civil

Silva, Francisco Gabriel Santos

 

Mecatrônica

Surge da união das palavras "mecânica" e "eletrônica". Assim, a mecatrônica é a união dessas duas tecnologias no desenvolvimento de sistemas mecânicos controlados por computador. É notório que ela tem sido uma tendência no desenvolvimento de produtos, na automação, na competição internacional dos produtos manufaturados e até na grande área de estudo das engenharias. Pois com a mecatrônica pode-se automatizar diversos processos manuais, ou até mesmo melhorar outros tipos de produto. Como uma máquina de lavar, por exemplo, que possui ter seu tempo para lavagem, centrifugação, dosagem de sabão, etc. Tudo isso é um exemplo prático de mecatrônica, onde vemos um processo mecânico, automatizado com a ajuda da eletrônica. A informática ainda se encaixa, servindo de "cérebro" para o exemplo da máquina de lavar.  No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

Um método de projeto mecatrônico para as necessidades das pequenas e médias empresas

Nogueira, Tarso Barretto Rodrigues

 

Confiabilidade no projeto conceitual de produtos mecatrônicos

Santana, José Antônio Soares de

 

Metodologia para desenvolvimento de produtos mecatrônicos integrando engenharia de software e engenharia de produtos

Mascarenhas, Ana Patrícia Fontes Magalhães

 

Sistema mecatrônico de trituramento de coco verde para compostagem acelerada

Véras, Rodrigo Ícaro Pereira

 

I-car: serviços de comunicação inteligentes para aplicações multiagentes sobre redes veiculares

Santos Sá, Margarete Oliveira dos

 

Youtube

É uma página da web muito popular utilizada para compartilhar vídeos. Esta página foi criada em 2005, por antigos empregados da PayPal: Chad Hurley, Steve Chen, Jawed Karim. Hoje, a empresa pertence aos sócios da Google. Assim, o Youtube tem ganhado sucesso e já alcança mais de 65 mil vídeos postados por dia. O Youtube oferece uma grande variedade de vídeos e de clips tanto profissionais como caseiros. Dessa forma, cresce cada vez mais o número de youtubers, pessoas que trabalham postando vídeos nessa plataforma, e ganham dinheiro a partir de patrocínios, visualizações, curtidas e inscrições no canal. Por isso, o Youtube já se apresenta como uma das maiores plataformas de busca/pesquisa no mundo e até mesmo objeto de pesquisa.  No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

"Olá meninas! No vídeo de hoje vamos falar sobre o câncer" Analise do discurso sobre o câncer nos canais youtube supervivente tira o lenço e vai ser feliz

Guimarães, Verena de Almeida

 

É todo nosso: Um relato trans a partir de relatos de pessoas trans no youtube

Santiago, Diego Yu

 

Se baixarmos o volume, não vão nos ouvir: As apropriações do YouTube e a performance das mulheres crespas e cacheadas

Silveira, Letícia Lopes da

 

A WEB 2.0, Produção Colaborativa e Commons: estudo de caso Youtube

Paz, Mônica de Sá Dantas

 

Comunicação política e a Campanha Online 2.0 na Bahia em 2010: uma análise da atuação dos principais candidatos ao Governo do Estado no Twitter e Youtube

Reis, Lucas