N. 300 | 14 de janeiro de 2019 | Edição Especial
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).
Edição Especial
Bem-vindo (a) à edição nº 300 do Alerta do Repositório Institucional da UFBA!
Estamos felizes em poder compartilhar com você uma multiplicidade de saberes nestes seis anos de intensas publicações acadêmicas nas diversas áreas do conhecimento. O fato de a UFBA ser a pioneira no Brasil na criação de um repositório digital, é motivo de muito orgulho, porque a propagação do conhecimento é justamente uma das razões da existência da universidade. Assim, o Repositório Institucional (RI) é uma biblioteca digital destinada a preservar e garantir livre acesso ao conhecimento, contribuindo para ampliar a visibilidade da UFBA e dos seus pesquisadores, promovendo a preservação da memória e incentivo à leitura e reflexão de conhecimento.
Aliás, conhecimento este que precisa ser, mais do que nunca, capitaneado e propagado por quem o produz: a Universidade é o espaço por excelência de construção de saberes, de abertura à reflexão crítica, de inclusão e de legado social. E, por ela, precisamos perseguir seu tripé basilar, composto por ensino, pesquisa e extensão, que são justamente os termos que trazemos nesta edição para discussão teórico-conceitual com textos do RI/UFBA.
Por isso, como uma novidade, a partir desta edição, incluiremos uma seção com os 5 últimos depósitos feitos no RI/UFBA; afinal, o conhecimento é que nem você: é vivo e se renova.
2 vezes híbrido: Edifício Fundação Politécnica
Rios, Marcos Camilo da Silva Souza
Mulheres na Produção - De que forma o machismo interfere no trabalho das profissionais de Cultura
Brinquedos e brincadeiras infantis na área do Falar Baiano
Ensino
É a interação entre pessoas com o objetivo de compartilhar um determinado saber. Contudo, o conceito tradicional de ensino supõe que o professor é a fonte do conhecimento e o aluno, um mero receptor limitado. Sob esta perspectiva, o ensino é a transmissão de conhecimentos do docente para o estudante, através de diversas técnicas. Porém, para outras correntes, como a cognitiva, o docente é um mediador do conhecimento. Dessa forma, a relação entre as pessoas é horizontal, fazendo como que quem ensina também aprende e vice e versa. Paulo Freire é um dos educadores que acreditava nessa perspectiva e criticava o ensino tradicional, chamando-o de “educação bancária”. Assim, pesquisas avançam sobre o ensino e novas tecnologias, a fim de potencializar a aprendizagem e o ensino a cada dia. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
O Ensino - Aprendizagem de Funções Via Resolução de Problemas Contextualizados
Sampaio Junior, Humberto Nascimento
Oliveira Filho, Braulito Perazzo
O ensino pela pesquisa: uma atitude necessária à formação do professor de geografia
Pesquisa
Refere-se a toda ação que tem como objetivo a resolução ou, pelo menos, a indagação de um problema. Por isso, a investigação faz parte de qualquer processo de pesquisa. Ela é muito utilizada na área policial e no ambiente acadêmico. Assim, evidencia-se diversas formas de pesquisas. Na pesquisa científica, GIL (2008) demonstra pelo menos três tipos: existe a pesquisa exploratória, que proporciona maior familiaridade com o problema a fim de modificar conceitos e ideias; a pesquisa descritiva, descreve as características de determinadas populações ou fenômenos e a pesquisa explicativa, que busca identificar os fatores que contribuem para determinado fenômeno, trazendo, portanto, a explicação sobre o “porquê”. É importante levar em consideração que uma pesquisa, ao levar em consideração todos os critérios éticos na produção, colabora para uma sociedade ainda mais desenvolvida e a serviço de toda a população. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Pesquisa e mobilidade na cibercultura: itinerâncias docentes
Bioética e Pesquisa Participativa Comunitária
Desafios da corporalidade na pesquisa acadêmica
Abreu, Roberta Melo de Andrade
Prática de pesquisa, produção de subjetividades e formação em Enfermagem: um relato de viagem.
Abreu, Roberta Melo de Andrade
Extensão
É toda ação da Universidade junto à comunidade externa que possibilita o compartilhamento do conhecimento. Dessa forma, a articulação dos conhecimentos adquiridos por meio do ensino e da pesquisa, desenvolvidos na instituição, com os saberes e cultura de uma determinada comunidade tem o objetivo de transformar a realidade social. Por isso, a extensão é considerada um dos tripés da universidade, juntamente com o ensino e a pesquisa. Com a extensão, a Universidade promove desenvolvimento social, fomenta projetos e programas que levam em conta os saberes e fazeres populares, buscando garantir valores democráticos de igualdade de direitos além de obter um compromisso com sustentabilidade ambiental e social. Assim, a extensão abre portas para a produção de políticas públicas voltadas para inclusão social. Por isso, a extensão universitária é um instrumento de inserção social, que aproxima a Academia das comunidades adjacentes. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
A extensão como lugar de potencialização da educação popular
Juliana Maria Oliveira dos Santos, Débora Abdalla Santos
Concepções de extensão universitária: o UFBA em Campo
Extensão Universitária na UFBA: ACC e a formação do estudante.
A responsabilidade social da biblioteconomia nas ações de extensão universitária