N. 313 | 23 de abril de 2019
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).
Confira os últimos trabalhos depositados na semana 16.04 a 22.04
Desenvolvimento e integração internacional: os casos de Brasil e México
Vida e subalternidade no centro antigo - Projeto executivo direcionado à Editais
Araújo, Francisco Renato Cavalcante
Agrotóxico
São produtos utilizados nos setores de produção agrícola que tem por objetivo combater pragas no plantio. Contudo a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou os efeitos nocivos dos agrotóxicos e, por este motivo, foram feitas algumas recomendações para estabelecer o controle necessário sobre estas substâncias venosas. Pois estas não são apenas nocivas ao solo cultivado, mas prejudiciais à saúde humana. Assim, as malformações genéticas, as doenças respiratórias, as alergias são os problemas mais comum na área da saúde relacionados a tais substâncias. A lei 7.802/1989 regulamenta o uso de agrotóxicos, porém há outras alternativas, defendidas por alguns pesquisadores, através de técnicas agroecológicas que utilizam fertilizantes de tipo orgânico a fim de reduzir os impactos ambientais. Todavia o Ministério da Agricultura publicou no diário oficial de 10 de janeiro o registro de mais 28 agrotóxicos. Dentre eles o mais polêmico foi o Sulfoxaflor, que já foi proibido nos EUA por ser responsável pelo extermínio de abelhas. E, ainda há projetos de lei, como o 6.299/2002, que busca acelerar a liberação de substâncias. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Luna, Maria Claudia Peres Moura
Blocos no poder, aparelhos de Estado e o consumo de agrotóxicos no Brasil
Intoxicações por agrotóxicos no Estado do Tocantins: 2010-2014.
Silva, Sérgio Luis de Oliveira
Determinação de resíduos de agrotóxicos em mamão empregando o método QuEChERS e CG-EM
Desenvolvímento sustentável
É a prática de utilizar os recursos e os bens da natureza sem comprometer a disponibilidade desses elementos para as gerações futuras. Sua definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas, para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. Algumas medidas que devem ser adotadas pelos países, principalmente os que mais contribuem para a degradação do meio ambiente, para que haja desenvolvimento sustentável são: reciclagem, coleta seletiva de lixo, geração de energia através de fontes não poluentes (eólica, solar e geotérmica), tratamento de esgotos, entre outras. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Desenvolvimento sustentável e ecoturismo: uma inegração conceitual
Monteiro, Adilson Claudino Pereira
Ponderação
Significa fazer um balanço de determinada situação, ou seja, analisar e avaliar as possíveis consequências. Pode ter o sentido de expor algo, contudo, com atenção. Por isso, o conceito de ponderar é muito utilizado nos discursos e na comunicação. Assim, quando uma pessoa afirma ser ponderada ao transmitir determinada mensagem, significa que age forma reflexiva para encontrar as melhores palavras e transmitir a mensagem adequada. Ponderar é a ação de uma pessoa em dar mais ênfase em certas palavras do que em outras e assim orientar a atenção dos seus interlocutores. Contudo, isso não significa utilizar eufemismos sempre, mas refletir com maturidade o peso daquilo que se fala. A ponderação mostra um bom domínio da retórica, uma vez que não é apenas sobre ter um vocabulário rico, mas saber usá-lo de maneira eficaz. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Albuquerque, Diego Pablo Candeias de
Alocação de recursos em saúde: quando a realidade e os direitos fundamentais se chocam
Lemos, Maria Elisa Villas-Bôas Pinheiro de