N. 331 | 03 de setembro de 2019
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).
Os últimos trabalhos depositados na semana 27.08 a 02.09
Proteção constitucional à mobilidade urbana eficiente no Brasil
Queiroz, Clécia Maria Aquino de
Silva Filho, Wanderley Vitorino da
A impermanência dos fenômenos da natureza na permanência da pintura de John Constable
Biodegradável
É toda substância que pode ser degradada pela ação de um agente biológico, tais como animais, fungos e bactérias. Assim, o que é biodegradável, degrada-se facilmente sob condições ambientais naturais. As cascas de frutas, por exemplo, podem se degradar em poucos dias ou em algumas semanas. Este processo é muito importante para a ecologia, uma vez que os materiais que não são biodegradáveis podem permanecer como resíduos até milhões de anos. Uma garrafa PET, por exemplo, pode demorar mais de 400 anos para se decompor. Por isso, busca-se cada vezes mais a redução de impactos ambientais com o uso de composteiras, consumo consciente de plástico e a utilização de mais produtos biodegradáveis, evitando-se assim a elevada produção de lixo no planeta.No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Incorporação de urucum como aditivo antioxidante em embalagens biodegradáveis a base de quitosana
Santana, Maria Cecília Castelo Branco de
Machado, Bruna Aparecida Souza
Silva, Tamara do Nascimento da
Gonçalves, Kenya Karla Felicíssimo
Argamassa
É uma mistura principalmente feita de cimento, areia, cal e água e outros elementos, na qual sua principal utilização colagem a fim de unir os materiais de uma construção. Assim, a argamassa trabalha como elemento aderente entre os materiais. Pode ser utilizada na união dos tijolos na execução de uma parede e na colagem da cerâmica no piso. Apesar de ser possível produzir a argamassa, durante o trabalho da construção civil, há argamassas industrializadas. Estas possuem grande qualidade, pois nela é acrescentado aditivos que auxiliam na maior fixação e durabilidade. Dessa forma, encontra-se no mercado diversos tipo de argamassa para cada tipo de aplicação, como por exemplo: argamassa para assentamento de alvenaria, para assentamento de cerâmica e argamassa para contrapiso. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Utilização dos resíduos de PEAD como alternativa aos agregados naturais em argamassa
Dosagem de argamassa polimérica com utilização de regras de misturas por métodos estatísticos
Ferreira, Luciano Renato Conceição
Magalhães, Ana Cristian Alves de
Carvão ativado
É uma forma de carbono puro de grande porosidade, com propriedades atribuídas à sua superfície, dentre elas, a remoção de impurezas dissolvidas em solução. O carvão ativado é obtido a partir da queima controlada de certos tipos de madeiras. Assim, as pessoas utilizam-o para desintoxicar o organismo, tratar disfunções, branquear dentes e adicionando à cosméticos para fins estéticos. Sua aplicação diversa também oferece a opção dele ser utilizado para filtrar gases tóxicos resultantes de processos industriais. Contudo o seu uso deve ser indicado por um/a especialista, pois a ingestão de carvão ativado pode causar náusea e constipação, pode dificultar a absorção de alguns nutrientes, além de existir algumas contraindicações: eles não devem ser associado ao uso de antidepressivos nem anti-inflamatórios. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais