N. 346 | 17 de dezembro de 2019
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).
Os últimos trabalhos depositados na semana 10.12 a 16.12
Interação entre as tortas de dendê e girassol no desempenho e qualidade de carcaça de ovinos
Manicômio
A prática de retirar os doentes mentais do convívio social para colocá-los em um lugar específico surge, segundo Michel Foucault, na cultura árabe, datando o primeiro manicômio já no século VII. Contudo, se percebe uma proliferação de manicômios no fim do século XVII. Os manicômios, conhecidos também como hospital psiquiátrico, tinham o objetivo de tratar e diagnosticar as doenças mentais dos pacientes. Contudo, com o passar do tempo, notou-se que tal ambiente estava sendo desumano, pois não havia procedimentos técnicos de cuidado com o paciente. Era comum as práticas como sangria, isolamento do paciente em quartos escuros, de banhos de água fria, além dos aparelhos de choque que faziam com que eles perdessem a consciência. Tais práticas foram denunciadas a partir de movimentos de Reforma Manicomial. Assim, busca-se superar a lógica das internações de longa permanência, que isola o paciente do convívio da família e da sociedade, além de quebrar com o estigma da loucura. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Santana, Mônica Leila Portela de
Silva, Marcus Vinicius de Oliveira
Eucalipto
É uma árvore de origem australiana, de rápido crescimento, que tem mais de 500 espécies e se adapta a diversos tipos de solo e clima. Uma vantagem bastante interessante do eucalipto é a menor retenção de água, permitindo que a água chegue ao solo mais rapidamente, além de diminuir a evaporação para a atmosfera. Além disso, suas raízes chegarem até dois metros e meio de profundidade. No Brasil, o cultivo do eucalipto iniciou-se em meados de 1909 e, hoje, o plantio desta árvore abrange extensas áreas, principalmente o estado de Minas Gerais, um dos maiores produtores do país. A partir do eucalipto pode-se produzir a celulose; extraídos para óleos essenciais, para produtos de limpeza, alimentícios, perfumes, vigas, dentre outros produtos. Contudo, existem controvérsias quanto o seu amplo plantio devido aos efeitos sobre o solo com empobrecimento e erosão além de sequelas na biodiversidade. Por isso, as monoculturas de eucalipto podem gerar muitos impactos ambientais. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Avaliação da viabilidade do pré- processamento do eucalipto para geração de energia
Negócio Jurídico
É um fato jurídico no qual a conduta humana, exposta com manifestação de vontade, deseja a produção efeitos entre as partes envolvidas. Assim, aqueles envolvidos em um negócio jurídico, têm autonomia privada para escolher os efeitos, isto é, as consequências futuras, os deveres e obrigações de cada pessoa comprometida com o contrato. Os negócios jurídicos podem ser unilaterais, bilaterais ou plurilaterais. Os unilaterais são aqueles que se realizam mediante uma única manifestação de vontade a exemplo do testamento. Já os bilaterais, há duas manifestações de vontade, em sentidos opostos, como o caso do contrato de compra e venda. E nos plurilaterais há duas ou mais manifestações de vontade são exercidas, mas convergindo para o mesmo interesse, tal como a constituição de uma empresa em sociedade. Há ainda uma classificação diversa para cada tipo de negócio jurídico tratado. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Ferreira, Cláudia Mattke Santos
Negócios jurídicos processuais no processo penal
Oroso, Catharina Peçanha Martins
Convenções processuais e poder público
Barreiros, Lorena Miranda Santos