N. 365 | 19 de maio de 2020
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).
Dança, Ventres e Feminismo: O Ritual como Processo Pedagógico, Artístico e Político
Camila Silva Saraiva, Márcia Virgínia Mignac da Silva
Santos, Uillis de Assis
Ferreira, Kleber Carvalho
Assis, Diana Paula de Oliveira
Santos, Gustavo Pinho Gomes dos
Mandioca
É uma raiz nativa da Amazônia brasileira. A mandioca é classificada como “mansa”, doce, macaxeira, aipim, ou “brava”, que é venenosa e apresenta elevada quantidade de ácido cianídrico. O cultivo da mandioca começou no Amazonas por diversas tribos indígenas e se espalhou aos poucos pela América do Sul. Os colonizadores se identificaram com a grande utilidade que a raiz possui. Além da farinha de mandioca ter servido como moeda de troca, ela teve um papel essencial na alimentação dos índios nativos, dos portugueses, e dos bandeirantes. A principal característica da mandioca está na sua versatilidade, que desde a folha até a raiz, tudo é aproveitado. Ela produz uma ampla lista de subprodutos: goma; sagu; farinha de mandioca; maniçoba e tucupi. Barata e popular, é um elemento importante na culinária brasileira, por isso ela faz parte de inúmeros pratos da cozinha do Brasil. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse assunto, entre os quais:
Valor Nutritivo de Co-produtos da Mandioca
Ferreira, Geane Dias Gonçalves
Magalhães, André Luiz Rodrigues
Intoxicação experimental por resíduo de mandioca (manihot esculenta crantz) (manipueira) em ovinos
Dialética
É uma forma de diálogo entre duas ou mais pessoas que possuem diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto, mas que pretendem estabelecer a verdade através de argumentos fundamentados e não simplesmente vencer um debate ou persuadir o opositor. O Método Dialético tem sido um tema central na filosofia ocidental e oriental desde os tempos antigos. A tradução literal de dialética significa "caminho entre as ideias". Para estabelecer a dialética, Sócrates encontrou na verdade o maior valor, propondo que ela poderia ser descoberta através da razão e lógica em uma discussão. Embora o método em si seja fundamental na formação da filosofia, o termo foi popularizado apenas com o advento dos diálogos socráticos de Platão. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse assunto, entre os quais:
Uma Abordagem Dialética para a Pesquisa Interdisciplinar em Interação Humano-Computador
Socialismo e mercado: a dialética econômica da transição dos países atrasados e a ruptura stalinista
Balanco, Paulo Antônio de Freitas
Contribuição da concepção materialista e dialética da história para a análise da produção científica
Peixoto, Elza Margarida de Mendonça
Nelson Rodrigues e Luigi Pirandello: dialética entre teatro, cultura e sociedade
A dialética da globalização e a supressão do pré-capitalismo
Balanco, Paulo Antônio de Freitas
Bruxismo
É uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Essa pressão pode provocar desgaste dentário, dor de cabeça, no ouvido e até o amolecimento dos dentes. Nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula (ATM). Tal disfunção pode estar ligada a fatores genéticos, a situações de estresse, tensão, ansiedade, ou a problemas físicos como fechamento inadequado da boca, por exemplo. Geralmente, a pessoa só sabe que é portadora de bruxismo se alguém lhe contar o que presenciou enquanto ela dormia, ou quando procura assistência médica ou odontológica, porque os sintomas já se instalaram. Dessa forma, o/a profissional indicará o tratamento adequado para cada caso. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse tema, entre os quais:
A relevância do apertamento dentário nas desordens temporomandibulares
Correia de Araújo, Roberto Paulo
Santos, Talita Marins de Oliveira
Silva, Sílvio José Albergaria da
Araújo, Roberto Paulo Correia de
Avaliação da ansiedade e depressão em indivíduos portadores de desordem temporomandibular
Determinação do padrão da amplitude dos movimentos mandibulares em escolares de 8 a 12 anos