N. 370 | 23 de junho de 2020
Padrões de reprodução do capital no Brasil e seus reflexos no setor automobilístico
Referências conceituais para uma pedagogia na dança
Assis, Thiago Santos de
Rocha, Lucas Valentim
Botelho, Maria de Fátima Cleômenis
Cicatriz
É o resultado de algum trauma sofrido pela pele, seja por lesões ou cirurgia. É preciso levar em conta que a pele é o maior e mais pesado órgão do corpo humano. Assim, ela possui três camadas: epiderme, a derme e a hipoderme, sendo esta a mais profunda. Dessa forma, com a destruição somente da epiderme, a pele regenera-se completamente e não ficam marcas da lesão sofrida. Todavia, se a lesão atingir as camadas mais profundas é que forma-se uma cicatriz. Porém o processo de cicatrização varia de pessoa para pessoa, sendo complexo prever tempo exato de cura e quelóides. Contudo, existem tratamentos, que quanto antes buscados, podem melhorar o aspecto de uma cicatriz. Hidratante com vitamina E e lasers são algumas opções que um dermatologista pode sugerir ao paciente. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse assunto, entre os quais:
A influência da calcitonina sintética de salmão na cicatrização cutânea de ratos
Dantas, Antônio Natalino Manta
Barbosa Júnior, Aryon de Almeida
Sensibilidade e especificidade da leitura da cicatriz vacinal do BCG
Bierrenbach, Ana Luiza de Souza
Quelóide em orelha: estudo comparativo de tratamento com triancinolona e radioterapia
Novo acesso para colecistectomia videolaparoscópica
Brasil Império
É uma fase da história brasileira iniciada em 1822, quando o Brasil tornou-se independente de Portugal, e finalizada em 1889, quando houve a Proclamação da República. O período imperial é dividido em três fases: Primeiro Reinado, Período Regencial e Segundo Reinado. O Primeiro Reinado destacou-se pelo autoritarismo de D. Pedro I, que levou ao desgaste da sua relação com a elite política e econômica do país, fazendo com que o imperador renunciasse ao cargo. O Período Regencial foi um momento de transição e teve dois grandes destaques: as brigas políticas e as revoltas provinciais. Por fim, o Segundo Reinado foi o maior e mais estável período da monarquia no Brasil, quando D. Pedro II governou o país por quase meio século. Essa época foi marcada por importantes eventos no Brasil, como a Guerra do Paraguai. Durante esse período, o país passou por transformações que levaram ao fim da escravidão e à chegada de milhares de imigrantes no país. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse assunto, entre os quais:
As exposições provinciais do Império: a Bahia e as exposições universais (1866 a 1888)
O conselho de estado e a escravidão: em defesa da ordem no Império do Brasil
Batuque na Rua dos Negros: cultura e polícia na Teresina da segunda metade do século XIX
A Bahia e o Prata no Primeiro Reinado: comércio, recrutamento e Guerra Cisplatina, (1822-1831)
Imprensa e informação no Brasil, século XIX
Óleo Essencial
São formados a partir da extração de plantas, geralmente, através da técnica de arraste a vapor e também pela prensagem de frutos cítricos. Assim, as flores, folhas, cascas, e frutos são matérias-primas para sua produção. Eles possuem grande aplicação na perfumaria, cosmética, alimentos e na terapêutica. Seu uso pode ser tópico, oral ou por inalação. O Brasil ocupa uma posição de destaque na comercialização e exportação de óleos essenciais. Ao lado dele encontra-se a Índia, China e Indonésia. A exportação brasileira é maior no que diz respeito aos óleos essenciais cítricos. Contudo, é possível encontrar vários exemplos de óleos essenciais no país, como os de lavanda, alecrim, eucalipto, canela e laranja. Cada vez mais as pesquisas crescem, principalmente na área de Farmácia, a fim de estudar a relação dos óleos essenciais e sua atividade antimicrobiana, antibiótica natural e anti-inflamatória. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse tema, entre os quais: