N. 380 | 01 de setembro de 2020
O jeito que o corpo dá: a capoeira Angola e a dimensão corporificada do conhecimento
Machado, Katlyane Colman Machado de
As relações externas mercosulinas e o Alto Representante-Geral do Mercosul
“Fumo de Negro”: a criminalização da maconha no pós-abolição
Sociologia Urbana
É o ramo da sociologia que trata do estudo das relações sociais dentro do espaço urbano. Em síntese, o meio urbano constitui-se como uma grande riqueza para os estudiosos da sociologia urbana. Essa ciência social busca compreender esses processos, suas dificuldades e a influência exercida na vida dos indivíduos. Ela é usada como disciplina de fundamentação para profissões e matérias diversas, como o planejamento urbano, a arquitetura, o urbanismo, a geografia e a economia. A Escola de Chicago é a maior influência no estudo da sociologia urbana e ainda que tenha estudado cidades no início do século XX, continua sendo reconhecida como importante fonte para a análise dos centros urbanos. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse assunto, entre os quais:
Do Direito autoconstruído ao direito à cidade: porosidades, conflitos e insurgências em Saramandaia
Patológico
Diz respeito a algo que não é comum e que produz algum tipo de doença. Inclusive, a origem da palavra “patologia” vem do grego e significa estudo das doenças. Contudo, este termo não é empregado apenas para descobertas de patologias físicas, pois existem também emoções, condutas e atitudes patológicas. Assim, para afirmar uma condição patológica é necessário conhecer o verdadeiro estado de saúde da pessoa. Durante o estudo do paciente, o profissional faz uma revisão sistemática para identificar algo fora da normalidade a fim de identificar a causa do problema e estabelecer o tratamento adequado. Além disso, há ainda uma disciplina dedicada a isto, conhecida como Patologia ou Anatomia Patológica. Profissionais desta área se dedicam a encontrar doenças não apenas em paciente vivos mas também através de autópsias nos falecidos. A medicina forense é um ramo da patologia que procura encontrar as causas da morte de um indivíduo. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse assunto, entre os quais:
Sacerdote, Laila Carolina França
Neves, Flávia Branco Cerqueira Serra
Athanazio, Paulo Roberto Fontes
Responsabilidade civil decorrente da contaminação da pessoa por agentes tóxicos na sociedade do risco: reparando pelo risco atual de patologia futura Assis Júnior, Luiz Carlos de
Capsulorrexe em duplo anel: estudo clínico patológico
Fonseca Junior, Luciano Espinheira
É um ramo da geologia cujo objetivo é a descrição detalhada das rochas e a análise das suas características estruturais, mineralógicas e químicas.Quem estuda petrografia é chamado de petrógrafo. A classificação das rochas é baseada na informação adquirida durante a análise petrográfica. As descrições petrográficas começam com as notas de campo no afloramento e incluem a descrição macroscópica dos espécimes das mãos. No entanto, a ferramenta mais importante para o petrógrafo é o microscópio petrográfico. A análise detalhada de minerais por mineralogia óptica em seção fina e micro textura e estrutura são fundamentais para a compreensão da origem da rocha. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse tema, entre os quais: