N. 43 | 21 de março de 2013
O seu trabalho pode ser divulgado na próxima edição do Alerta! Deposite-o no RI UFBA.
N. 43 | 21 de março de 2013
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA). Para mais informações e para acessar todas as edições do Alerta, visite: www.ndc.ufba.br.
VINHO
Bebida tradicional na Grécia e Roma antigas, o vinho é produzido através da fermentação do mosto de uva. Cada país e região possui uma classificação quanto ao vinho. No Brasil, são divididos quanto à sua classe, à sua cor e ao seu teor de açúcar. O vinho pode funcionar como agente antibacteriano e antioxidante no organismo, gerando benefícios para a saúde se consumido com moderação. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
● Determinação de trans-resveratrol em vinhos tintos por meio de calibração multivariada
TEATRALIDADE
Apesar da aparente simplicidade, a noção de teatralidade é complexa. Comumente se utiliza o termo para designar algo ligado ao exagero ou arbitrariamente empreendido para gerar um efeito. Porém, a teatralidade também pode ser considerada como aquilo que é especificamente teatral ou cênico, ou seja, um conjunto de signos existentes no teatro, representados não por um conjunto de palavras, mas pelos aspectos cênicos (sonoridade e visualidade), assim como todos os elementos da cena propriamente dita. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
● Palhaços de rua: transcorpografia na performance de dois vendedores de rua em Salvador
Oliveira, Hayaldo Copque Fraga de
● Bença às teatralidades híbridas: o movimento cênico transcultural do Bando de Teatro Olodum
● A cena como saber da perda: traços alegóricos e políticos no teatro latino -americano contemporâneo
Vásquez, Héctor Andrés Briones
COMÉRCIO INTERNACIONAL
Também conhecido como comércio exterior, consiste na compra e venda de bens e serviços através de fronteiras internacionais, sendo uma atividade eficiente e, em certo sentido, indispensável para o crescimento econômico do país. Dentre os fatores que impulsionaram o desenvolvimento deste comércio estão os avanços da indústria e dos transportes, a globalização e o surgimento das corporações multinacionais. Após anos de expansão, o Brasil vem perdendo espaço no comércio mundial. Segundo dados divulgados pela Organização Mundial do Comércio, a crise europeia foi o principal fator que ocasionou a queda na exportação brasileira em 2012. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
● Diagnóstico da balança comercial brasileira de produtos farmacêuticos, 2001 a 2012
Almeida, Amílcar do Rosário Lopes
Alerta circula semanalmente, às terças feiras, sob a coordenação de Susane Barros (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI) e supervisão de Jussara Borges (ICI). A execução está a cargo de Keyla Sousa Santos e Daniele Monteiro Bezerra de Menezes, estudantes de arquivologia e estagiárias do Repositório Institucional. O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). repositorio@ufba.br.