N. 73 | 17 de dezembro de 2013
lerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA). Para mais informações e para acessar todas as edições do Alerta, visite: www.ndc.ufba.br.
ALCOOLISMO
Definido como o consumo consistente e excessivo e/ou preocupação com bebidas alcoólicas a ponto desse comportamento interferir na vida pessoal, familiar, social ou profissional do indivíduo, podendo resultar em morte. Do ponto de vista médico, é uma doença crônica, caracterizada pelo consumo compulsivo de álcool, na qual o usuário se torna progressivamente tolerante à intoxicação produzida pela droga e desenvolve sintomas de abstinência. No dia 9 de dezembro é comemorado o Dia do Alcoólico Recuperado. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
● Alcoolismo no contexto familiar: um olhar fenomenológico
Sena, Edite Lago da Silva
Boery, Rita Narrimam Silva de Oliveira
Carvalho, Patrícia Anjos Lima de
Reis, Helca Franciolli Teixeira
Marques, Ana Maria Nunes
Souza, Marcos Augusto de Andrade
Vianna, Maria Isabel Pereira
Cangussu, Maria Cristina Teixeira
● Necrose primária do corpo caloso (doença de marchiafava-bignami) relato de cinco casos
Falangola, Maria de Fátima
Queiroz, Aristides Cheto de
● Emprego em serviços domésticos e efeitos sobre a saúde
PALHAÇARIA
Atividade exercida pelo palhaço. A palavra "palhaço" deriva do italiano paglia, que significa palha, que era o material usado no revestimento de colchões e, por se vestirem com um tecido grosso e listrado, afofando as partes mais salientes do corpo com palha, ganharam esse apelido. É com esse revestimento que se protegiam das quedas e estripulias. O palhaço é lírico, inocente, ingênuo, angelical e frágil, e embora vinculado aos circos, ele pode também atuar em espetáculos abertos, no teatro, programas de TV ou qualquer outro ambiente. No dia 11 de dezembro é comemorado o Dia do Palhaço. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
● Caçadores de risos: o mundo maravilhoso da palhaçaria
● Pedagogia da bobagem: uma oficina de palhaço para adultos com deficiência intelectual
● Palhaços de rua: transcorpografia na performance de dois vendedores de rua em Salvador
● Palhaços trovadores: uma história cheia de graça
PROPAGANDA
Forma de comunicação que visa expor a uma comunidade informações sobre um produto, marca, empresa ou política para fins de causa, posição ou atuação. Apresenta informações com o objetivo principal de influenciar uma audiência. O termo “propaganda” adquiriu uma conotação negativa e é associado com uma utilização manipuladora, mas, em seu sentido original, é neutro, sendo utilizado para fins benignos, como recomendações de saúde pública e campanhas de encorajamento de cidadãos. No dia 4 de dezembro é comemorado o Dia da Propaganda. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
● A imagem da recriação da juventude: televisão e propaganda
● Propaganda negativa: ataque versus votos nas eleições presidenciais de 2002
● Corpos em evidência: imagens de mulheres nas propagandas de cerveja
● Arquitetura no cinema, crítica e propaganda
Falcão, Isa Cristina Lopes
Rangel-S, Maria Ligia
Alerta circula semanalmente, às terças-feiras, sob a coordenação de Flavia Garcia Rosa (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI). A execução está a cargo de Bernardo Machado, Évila Santana Mota (estagiários do Repositório Institucional). A revisão é de Tainá Amado (estagiária do Repositório Institucional). O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). A divulgação está a cargo de Daniele Marques Lima (estagiária da Edufba).