N. 255 | 19 de janeiro de 2018

Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).

 

Guerra

Disputa sócio-política entre dois ou mais grupos de indivíduos, acarretando geralmente na luta armada ou conflito bélico entre duas ou mais nações ou grupos. A guerra pode ocorrer entre países ou entre grupos menores como tribos ou facções políticas dentro do mesmo local. Implica no rompimento de um estado de paz e dá origem a um confronto com todo o tipo de armas e que costuma provocar um elevado número de mortes, e tem objetivo variados, como o controle humano ou de recursos naturais ou desarmamento até a destruição do inimigo. A guerra pode ser classificada de diversas formas de acordo com as suas características. É talvez um dos mais antigos de todas as relações internacionais, vindo desde o início das civilizações. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

CEB 14 - A guerra de Canudos na poesia popular

Calasans, José

 

Sinagogas do Pós-Guerra: 1950 - 2007

Ekerman, Sergio Kopinski

 

A Bahia e o Prata no Primeiro Reinado: comércio, recrutamento e Guerra Cisplatina, (1822-1831)

Junqueira, Lucas de Faria

 

Guerras de memórias e os 50 anos do golpe de 1964: midiatização do passado em especiais do jornalismo digital

Martins, Allysson Viana

 

"A guerra já chegou entre nós"!: o cotidiano de Aracaju durante a guerra submarina (1942-1945)

Cruz, Luiz Antônio Pinto

 

Borboleta

É um inseto voador, que possui dois pares de asas, pertencente à família dos lepidópteros diurnos. É sem dúvida um dos insetos que mais existem no planeta, onde há aproximadamente mais de 160 mil espécies diferentes. São encontradas na natureza com diversas cores e tamanhos. As borboletas se alimentam basicamente do néctar das flores e sumo em decomposição dos frutos, mas podem ficar longos períodos em jejum, durante as migrações.  Ela possui um ciclo de vida peculiar, nascendo como uma lagarta simples e se transformando no processo de metamorfose. Em termos científicos, o ciclo de vida de uma borboleta se divide em quatro etapas: ovo, lagarta, pupa e finalmente borboleta ou imago. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

Organização das comunidades de borboletas frugívoras em uma paisagem dominada por plantações de seringueiras (Euphorbiaceae: Hevea brasiliensis Muell. Arg.) Salvador.

Barbosa, Elaine Cristina Cambui

 

Estrutura da comunidade de borboletas frugívoras em fragmentos de Floresta Atlântica e em plantações de eucalipto no extremo Sul da Bahia

Vasconcelos, Rodrigo Nogueira de

 

Nas asas da borboleta: filosofia de Bergson e educação

Torreão, Rita Célia Magalhães

 

Using energy budget data to assess the most damaging life-stage of an agricultural pest Mocis latipes (Guenèe, 1982) (Lepidoptera - Noctuidae)

Albuquerque, Maria José Teixeira Assunção de

Aguiar, Marlene Campos Peso de

Albuquerque, Fábio Suzart de

 

Biologia e ecologia da polinização - v. 1

Viana, Blandina Felipe

Silva, Fabiana Oliveira da

 

Refluxo gastroesofágico

É uma doença digestiva em que os ácidos presentes dentro do estômago voltam pelo esôfago ao invés de seguir o fluxo normal da digestão. Esse movimento é conhecido como refluxo e irrita os tecidos que revestem o esôfago, causando os sintomas como: azia, dor no peito, dificuldade para engolir, tosse seca, rouquidão, dor de garganta e náusea após refeições. O tratamento é feito com antiácidos e medicamentos para reduzir a produção de suco gástrico no estômago. Também há novas terapias para refluxo que podem ser realizadas por meio de uma endoscopia (um tubo flexível passado através da boca até o estômago). No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

Manifestações otorrinolaringológicas podem sugerir doença do refluxo gastroesofágico?

Ortiz, Priscilla Nunes

Nunes, Naraiana Almeida

Arcanjo, Tatiana Larissa Medeiros

Braga, Natasha Mascarenhas Andrade

Silva, Luciana Rodrigues

 

Prevalência de sintomas da doença do refluxo gastroesofágico em crianças com sobrepeso e obesidade, de Salvador, Bahia

Rocha, Sabrina Carneiro

Franca, Rita

Silva, Luciana Rodrigues

Marques, Cibele Dantas Ferreira

 

Sintomas de refluxo relatados por pacientes com asma grave

Feitosa, Carolina Rocha dos Santos

Oliveira, Bruna Geórgia Lordêlo Seixas de

Scarpel, Renata Darc

Campos, Paulo Sérgio Flores

 

Manifestações otorrinolaringológicas podem sugerir doença do refluxo gastroesofágico?

Ortiz, Priscilla Nunes

Nunes, Naraiana Almeida

Arcanjo, Tatiana Larissa Medeiros

Braga, Natasha Mascarenhas Andrade

Silva, Luciana Rodrigues

 

Associação entre Asma de Difícil Controle e doença do refluxo gastroesofágico

Libório, Ricardo da Silva