N. 283 | 31 de agosto de 2018

Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).

 

Geriatria

Sua origem vem da união de duas palavras gregas ‘geras’ que é velhice e ‘iatría’ que significa cura, assim, geriatria é o ramo da medicina especializada no cuidado dos idosos. Essa especialidade, segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, abrange a promoção à saúde com objetivo de se ter um envelhecimento saudável além de cuidar de tratamentos e reabilitação da pessoa idosa. Os geriatras buscam a prevenção e a intervenção para garantir a melhor qualidade de vida possível dos idosos até o momento final da sua vida. Cada vez mais tem crescido o número de profissionais nessa área, principalmente pelo aumento da longevidade da população. Geralmente, questiona-se quando se deve procurar um geriatra, mas segundo os profissionais não há uma idade determinada, contudo, cada pessoa deve procurar um especialista quando sente necessidade de envelhecer saudavelmente, mesmo que ainda não tenha chegado aos 65 anos. É importante lembrar que a gerontologia é o estudo do envelhecimento, nos aspectos biológicos, psíquicos e sociais, por isso profissionais nesta área tem uma formação diversificada, contudo referindo-se ao/a médica fala-se de um/a geriatra. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

 Vida sexual dos idosos e sua abordagem no ambulatório de geriatria de um hospital universitário: corte transversal.

Alves, Aline Soares

 

Impacto da assistência em Centro-Dia na cognição, funcionalidade, medo e risco de quedas e qualidade de vida de idosos

Pinheiro, Igor de Matos

 

Comorbidade entre depressão e doenças clínicas em um ambulatório de geriatria

Duarte, Meirelayne Borges

Rêgo, Marco Antônio Vasconcelos

 

Produção do conhecimento em enfermagem: a (in) visibilidade da atenção à saúde do idoso

Santana, Maria Aparecida Cabral Tavares de

 

O cuidado de enfermagem a pessoas idosas em hospitalização prolongada

Silva, Valdenir Almeida da

 

Assimetria

Uma das formas de compreender esse conceito é pela sua oposição: simetria. Assim, pode-se dizer que assimetria é a carência de simetria. Por isso, é imprescindível, por conseguinte, saber que simetria é a qualidade que se refere à correspondência das dimensões e das localizações dos diversos componentes que formam um todo. A palavra assimetria pode ser utilizada em diversos campos, na matemática, nas artes, na economia dentre outros. Além disso, a simetria arrisca-se a se associar à perfeição, assim, aquilo que tem assimetria pode ser considerado com algum desequilíbrio. Contudo, assimetria não é necessariamente algo negativo, afinal, a própria natureza, demonstra inúmeras paisagens assimétricas e belas, como chapadas, morros e serras. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

O efeito da assimetria da informação na folga orçamentária: um estudo experimental

Faria, Juliano Almeida de

 

Investigando a assimetria na Curva de salário da região Metropolitana de Salvador

Uchôa, Carlos Frederico Azeredo

Menezes, Wilson Ferreira

 

Capital de risco- Mecanismo de mercado de contas contra os problemas de assimetria de informação: análise da indústria brasileira de private equity e venture capital

Torres, Ricardo Oliveira

 

Uma alternativa para a assimetria de informação no mercado de crédito para as MPEs

Lima, Weber Nascimento

 

Testando a assimetria nos preços da gasolina brasileira

Uchôa, Carlos Frederico Azeredo

 

Impacto

Do latim, impactus, significa uma colisão ou o choque. Contudo, a análise de um impacto extrapola diversos campos e setores, do ponto de vista físico, pode ser um choque de um objecto contra algo, na criminologia, por exemplo, analisa o impacto de uma bala; na ecologia fala-se do impacto ao meio ambiente. Assim, é possível perceber que palavra impacto, geralmente, tem um sentido negativo, mas pode ser utilizado como sinônimo da palavra consequência, ou seja, ser simplesmente produção de efeitos sem que necessariamente estes sejam negativos. Uma experiência disto, é quando se refere à impacto emocional, pois quando se expressa sobre este trata-se dos efeitos de alguma notícia ou experiência no estado de espírito de uma pessoa. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

O impacto social das doenças negligenciadas no brasil e no mundo

Rocha, Anderson de Jesus

 

Construção e validação de escala de impacto em profundidade: o caso do Empretec

Alvim, Silvana

Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz

 

Mapa de Rede de Impactos para Gestão Estratégica na Universidade

Almeida Filho, Naomar Monteiro de

Hermida, Rogério Quintella

Coutinho, Denise Maria Barreto

Mesquita, Francisco José Gomes

Barreto Filho, Osvaldo

 

Avaliação da proposta de uma infraestrutura de dados espaciais na Bahia e suas possíveis repercussões para estudos de impacto ambiental.

Souza, Fabíola Andrade

 

Impacto do Programa de Saúde da Família sobre a mortalidade na infância e as informações vitais nos municípios brasileiros

Rasella, Davide