N. 242 | 06 de outubro de 2017
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).
Hábito alimentar
É usado quando se quer designar os costumes e modo de alimentação de uma pessoa ou comunidade. Notadamente ele é influenciado por vários fatores. Os hábitos alimentares podem ser saudáveis, com uma alimentação balanceada contendo quantidades adequadas de carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e sais minerais, juntamente com a ingestão de água ou danosos, quando há o exagero no consumo dessas quantidades ou ingestão demasiada de 'fast-food', alimentos de baixo valor nutritivo e alto valor calórico. Um cardápio balanceado pode ser feito pelo profissional nutricionista, que irá avaliar as necessidades calóricas e energéticas de cada indivíduo. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Comida como narrativa: histórias de vida sobre experiências alimentares ao longo da vida
Santos, Fábio Rodrigo Santana dos
Pirâmide alimentar para gestantes eutróficas de 19 a 30 anos
Barbosa, Simone Janete Oliveira
Sistema Braille
É um processo de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada. Idealizado, pelo francês Louis Braille que ficou cego ainda jovem, no século XIX, o sistema de leitura-escrita permite aos cegos ou pessoas com baixa visão, poder ler e escrever usando a polpa dos dedos. Cada uma dessas possíveis combinações corresponde a letras, números, sinais de pontuação e símbolos matemáticos. A leitura é feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo. O Brasil conhece o sistema desde 1854 e estima-se que aproximadamente 400 mil pessoas leem Braille no Brasil. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Ensino de ortografia e Sistema Braille: um estudo de caso
Martinez, Amanda Botelho Corbacho
Freitas Neto, Albérico Salgueiro de
A escolarização do aluno com deficiência visual e sua experiência educacional.
Os processos de inclusão dos alunos com surdocegueira na educação básica
Educação profissional de pessoas portadoras de necessidades especiais
Reciprocidade
Em psicologia social, reciprocidade refere-se a responder uma ação positiva com outra ação positiva, e responder uma ação negativa com outra negativa. O conceito de reciprocidade está presente em várias culturas e religiões e é apresentada como uma norma imprescindível para uma convivência saudável. A reciprocidade é essencial não só para os seres humanos, mas também para animais irracionais, como babuínos, por exemplo. Reciprocidade significa dar e receber, por isso, no amor a reciprocidade significa que é correspondido. Ações recíprocas positivas diferenciam-se de ações altruístas visto que ocorrem somente como decorrência de outras ações positivas e diferenciam-se de uma dádiva social. É uma particularidade de enorme valor na sociedade porque as relações mútuas contribuem para a conservação de normas sociais. Na filosofia, Kant descreveu a reciprocidade como a capacidade intelectual através da qual se torna compreensível a relação entre dois ou mais elementos do mundo comum, mutuamente percebidos no espaço, de aspecto e forma integrantes. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Desempenho institucional e justiça em relação à exclusão social no Brasil contemporâneo
A teia da feira: um estudo sobre a feira-livre de São Joaquim, Salvador, Bahia
Como avaliar a deliberação online? Um mapeamento de critérios relevantes
Sampaio, Rafael Cardoso
Barros, Samuel Anderson Rocha
Morais, Ricardo