N. 390 | 10 de novembro de 2020
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).
Musicologias sem fronteiras: estado da pesquisa no Núcleo de Estudos Musicológicos da UFBA
Corpo-território & educação decolonial: proposições afro-brasileiras na invenção da docência
Movimentos formativos contra-hegemônicos na Faculdade de Educação da UFBA: primavera nos dentes
Além das cercas, o que há?: A educação do campo no contexto da cultura digital
Sena, Ivânia Paula Freitas de Souza
Vacina
Produzidas através de agentes patogênicos – vírus e bactérias – mortos ou atenuados, as vacinas constituem substâncias, que ao serem introduzidas no organismo animal, suscitam uma reação do sistema imunológico, visando à produção de anticorpos e ao controle de algumas doenças. As vacinas podem ser profiláticas (exemplo: para prevenir ou melhorar os efeitos de uma futura infecção por qualquer patógeno), ou terapêuticas. No Brasil, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) da Secretaria de Vigilância em Saúde é responsável por coordenar as campanhas de vacinação contra doenças como a poliomielite (paralisia infantil), o sarampo, a tuberculose, a rubéola, a gripe, entre outras. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse assunto, entre os quais:
A dinâmica de inovação no setor de vacinas e o desenvolvimento de candidatas à vacina contra dengue
Revisão sistemática de aspectos da biossegurança das vacinas contra o HPV
Carvalho Sobrinho, Agnaldo Alves de
Avaliação do Impacto Epidemiológico da Vacina Meningocócica C conjugada no Estado da Bahia
Eventos adversos pós-vacina BCG em crianças no município de Feira de Santana - BA
Produção Cultural
Também chamada de gestão cultural, é uma área que está presente em quase tudo que se relaciona com a cultura: teatro, cinema, exposições, festivais, etc. Assim como vários outros profissionais da chamada indústria criativa, produtores culturais são normalmente agentes dos bastidores, da produção. Todavia, cada vez mais se expande a função dos produtores culturais. Isso porque o cenário cultural tem demandado uma flexibilidade dos seus profissionais – que muitas vezes acabam acumulando várias funções. Assim como há a administração de empresas, há a gestão cultural – a área em que se pensa na ação cultural, seja ela da iniciativa pública ou privada. O marketing cultural também é um segmento dessa área que se encontra com frequência. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse assunto, entre os quais:
O mercado do gestor cultural uma análise pelo viés do marketing cultural
Comunicação Política
Também chamada de “marketing político”, é um segmento dentro da comunicação voltado para o ambiente político, mais especificamente no cenário eleitoral, visando estreitar a relação de expectativa de um determinado grupo de pessoas em relação às questões que envolvem seu cotidiano e a materialização da mesma em um candidato, um governo, um partido ou um grupo político. Em síntese, refere-se às técnicas que visam tornar um candidato a cargo público conhecido e aceito no período eleitoral, através de suas propostas e projetos, usando do estudo de mercado, utilizado para segmentar grupos sociais, desejos e anseios do eleitorado, desenvolvendo sintonia entre aquilo que o político propõe fazer e o que seu público-alvo espera, ou seja, o uso de uma comunicação estratégica para fins eleitorais. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse tema, entre os quais:
Participação política local através da internet e os ganhos democráticos para o cidadão online