N. 404 | 23 de março de 2021
A música como arte de viver em Salvador
Restauro e ampliação do edifício da Faculdade de Arquitetura da UFBA
Anarquismo
Teoria política que defende a ideia de uma sociedade baseada na cooperação voluntária e na livre associação de indivíduos e grupos, isto é, a autogestão, identificando na autoridade governamental algo indesejável e desnecessário para a manutenção da ordem social. O anarquismo se opõe a todo tipo de hierarquia e dominação, incluindo o capitalismo, as instituições religiosas, o patriarcado e o racismo. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse assunto, entre os quais:
Anarquismo, Autonomia e Esclarecimento no Objetivo do Ensino das Ciências
Oliveira, Deivide Garcia da Silva
Emergências contraculturais na história e em Al Berto
Guerreiras do Cabaré: a mulher negra no espetáculo do Bando de Teatro Olodum
Nefrologia
É um ramo da medicina que se preocupa com a saúde dos rins, sobretudo com o diagnóstico e tratamento clínico de patologias do sistema urinário como infecções urinárias, doença renal crônica, lesão renal aguda, hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal. O profissional especialista neste ramo é chamado de nefrologista. Para pessoas acima de 40 anos, é recomendado fazer consultas anuais ao nefrologista. Para avaliar a saúde dos rins são realizados exames laboratoriais como a dosagem de creatinina, uréia, ácido úrico, sódio e potássio no sangue, assim como exames de imagem como a ecografia dos rins e das vias urinárias. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse assunto, entre os quais:
Silva, Fábia Samuela Porto de Jesus da
Silva Junior, Geraldo Bezerra da
Bentes, Ana Carla Sobral Novaes
Polifonia
Multiplicidade ou conjunto harmonioso de sons. Polifonia textual, por outro lado, diz respeito à multiplicidade de vozes em um texto, sobretudo às diferenças e às ambiguidades dos sujeitos em interação. O filósofo russo Bakhtin é conhecido por cunhar o termo polifonia na linguística. Ao contrário das narrativas monofônicas, as narrativas polifônicas são construídas a partir do cruzamento de diversas vozes independentes que, apesar de suas diferenças e subjetividades particulares, não anulam umas às outras no texto, mas sim se complementam. Bakhtin estudou a polifonia primariamente nas obras de Dostoievski. A polifonia pode ser: textual, discursiva, literária ou musical. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse tema, entre os quais:
Teoria enunciativa e condições de produção: o entremeio teórico no discurso de fábulas millorianas
Polifonia e inovação nas práticas educativas no ensino superior
Teixeira, Almira Célia de Cristo
Garcia Júnior, Pedro Alaim Martins