N. 417 | 22 de junho de 2021
A adoção do paradigma BIM em escritórios de arquitetura em Salvador - BA
Além da vitrine: produção da cidade, controle e prostituição no Red Light District em Amsterdã
Aproveitamento energético das microalgas: uma avaliação de ciclo de vida
Leitura e Produção de Texto Acadêmico
Imuno-histoquímica
Um método de localização de antígenos, isto é, proteínas, em tecidos, explorando o princípio da ligação específica de anticorpos a antígenos no tecido biológico. O nome da técnica provém das raízes imuno, em referência aos anticorpos utilizados no procedimento, e histo, significando tecido. A coloração imuno-histoquímica é amplamente utilizada no diagnóstico de células anormais, tais como aquelas encontradas em neoplasias. Existem marcadores moleculares específicos que são característicos de eventos celulares particulares, tais como de proliferação ou morte celular. Esse método também é amplamente utilizado na pesquisa básica para compreender a distribuição e localização de biomarcadores e proteínas diferentemente expressas em diferentes partes de um tecido biológico. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse assunto, entre os quais:
Freitas, Tânia Rosária Pereira
Detecção imuno-histoquímica de células de langerhans em granuloma dentário e cisto radicular
Martins Filho, Emanoel Ferreira
Regulação emocional
A habilidade de manter, aumentar ou diminuir um ou mais componentes da resposta emocional, incluindo os sentimentos, comportamentos e respostas fisiológicas que constituem as emoções. Refere-se ainda à capacidade de compreender e aceitar sua experiência emocional de modo a utilizar estratégias saudáveis para controlar as emoções quando necessário. Situações como o vestibular, o exame de habilitação ou a entrevista de emprego requerem tolerância e habilidade para lidar com emoções que muitas vezes podem ser desconfortáveis. As pessoas que não conseguem desenvolver habilidades flexíveis e efetivas de regulação emocional podem experimentar emoções excessivas e persistentes, capazes de interferir na busca de objetivos de vida. Esse conceito, portanto, não se trata da supressão das emoções mas de um novo entendimento de como reagir a elas. Por meio da terapia cognitiva, o paciente pode desenvolver a habilidade de regulação emocional e melhorar sua qualidade de vida. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse assunto, entre os quais:
Os vínculos com a organização e a regulação emocional de servidores públicos
É uma secreção aquosa e incolor presente na boca que auxilia no processo de mastigação dos alimentos e na digestão. É composta em sua totalidade por água e uma porcentagem mínima de sais e enzimas. Dentro da boca há glândulas responsáveis pela produção de saliva. Além do papel da saliva na mastigação, ela também serve como proteção de algumas infecções e inflamações. Sua redução excessiva na boca de uma pessoa pode gerar halitose, mau hálito e outros problemas mais sérios. O pH da saliva também é indicativo da saúde bucal, pois a partir dele é possível obter informações úteis. O tabagismo pode alterar o pH da saliva, assim como a diabete, a anemia e a hipertensão. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse tema, entre os quais:
Estudo bioquímico da ação da própolis frente aos microrganismos presentes na saliva de humanos
Araújo, Roberto Paulo Correia de