N. 44 | 29 de maio de 2013
O seu trabalho pode ser divulgado na próxima edição do Alerta! Deposite-o no RI UFBA.
N. 44 | 29 de maio de 2013
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA). Para mais informações e para acessar todas as edições do Alerta, visite: www.ndc.ufba.br.
ACCOUNTABILITY
Termo de língua inglesa sem tradução exata para a língua portuguesa refere-se à responsabilidade, ao controle, à transparência, à prestação de contas e outras ações da administração pública e privada quanto ao uso dos recursos. Pode ser dividida em accountability vertical, onde os cidadãos atuam como agentes fiscalizadores dos representantes legais; e accountability horizontal que consiste na fiscalização mútua entre os poderes ou entre os órgãos, através de tribunais de contas e/ou controladorias gerais. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
● Investigando portais de governo eletrônico de estados no Brasil: muita tecnologia, pouca democracia
Menezes, Graziela Arakawa Freire de
● Accountability: já podemos traduzi-la para o português?
ESTEROIDES ANABOLIZANTES
Esteroides androgênicos anabólicos, ou apenas anabolizantes como são comumente conhecidos, são hormônios sintéticos produzidos através da testosterona. Costumam ser utilizados para usos clínicos com o fim de tratar disfunções hormonais ou desgaste muscular, além de ser utilizado por questões estéticas para o aumento da massa muscular. O uso excessivo de anabolizantes sem a prescrição médica pode causar efeitos colaterais como queda de cabelo, aumento de acnes, comportamento agressivo e aumento da pressão arterial. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
● Culto ao corpo e uso de anabolizantes entre praticantes de musculação
Iriart, Jorge Alberto Bernstein
Iriart, Jorge Alberto Bernstein
● Steroids and flavonoids of Porcelia macrocarpa
MEMÓRIA
Capacidade de adquirir, armazenar e recuperar ideias, imagens e conhecimentos. Função cerebral superior, a memória focaliza coisas específicas e exige grande quantidade de energia mental. É uma faculdade mental extremamente relacionada à aprendizagem, sendo a base do conhecimento. Assim, deve ser trabalhada e estimulada. Dentre os tipos de memórias estão: a memória imediata, que dura de frações a poucos segundos; a memória de curto prazo, que dura alguns minutos ou horas; e a memória de longo prazo, com duração de dias, meses e anos. RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
● Baú de memórias: representações de ludicidade de professores de educação infantil
● Etnicidade e memória entre quilombolas em Irará- Bahia
● Cognição coreográfica: investigações sobre a habilidade da memória do movimento
● Histórias de leitura, trajetórias de vida: um olhar reflexivo sobre memórias leitoras quilombolas
Coutinho, Ilmara Valois Bacelar Figueiredo
● Rememoráveis: uma poética visual sobre a ausência e o imaginário
Alerta circula semanalmente, às terças feiras, sob a coordenação de Susane Barros (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI) e supervisão de Jussara Borges (ICI). A execução está a cargo de Keyla Santos e Daniele Monteiro Bezerra de Menezes, estudantes de arquivologia e estagiárias do Repositório Institucional. O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). repositorio@ufba.br.