N. 94 | 20 de maio de 2014
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA). Para mais informações e para acessar todas as edições do Alerta, visite: www.ndc.ufba.br.
SEGURO
Contrato em que uma das partes – o segurador – é obrigada a indenizar a outra – o segurado –, em caso da ocorrência de algum sinistro, em troca de receber um prêmio de seguro. O sinistro dá-se quando o bem ou pessoa segurada sofre acidente ou prejuízo material, representando a materialização do risco, causando perda financeira para a seguradora; já o prêmio de seguro é a prestação paga pelo segurado para a contratação daquele serviço. Há indícios de que na Babilônia, séculos antes de cristo, caravanas de cameleiros que cruzavam o deserto já mutualizavam entre si os prejuízos, com morte de animais. No dia 14 de maio foi comemorado o Dia Continental do Seguro. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
● O mercado de seguros de automóvel: a influência do perfil do consumidor na formação do preço
● Fatores associados à duração dos benefícios por incapacidade: um estudo de coorte
Souza, Norma Suely Souto
Santana, Vilma Sousa
AVICULTURA
Criação de aves para produção de alimentos. Entre as espécies criadas, destaca-se o frango, e, em menor escala, também são criadas perus, patos, gansos, codornas e avestruzes. No Brasil, o desenvolvimento da avicultura começou a partir do final da década de 1950, na região Sudeste. Os fatores favoráveis da criação de frangos no país é a alta produção interna de grãos, como o milho, que servem de alimento para as aves, e a atuação da Embrapa em pesquisa de melhoramento genético. O Brasil é um dos principais exportadores de frango. A avicultura é uma atividade econômica cada vez mais relevante mundialmente. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos, entre os quais:
● Agricultura de serviços e a gestão de contratos: o caso Avipal na mesorregião de Feira de Santana.
Sales, Tatiane Santana
Hervai, Elen Fabiane Guimarães
César, André Eduardo Rocha
Ramos, Izabella
Batinga, Thaís Brito
Silva, Priscila Sousa da
Maia, Paulo César Costa
Fernandes, Lia
MEIOS DE COMUNICAÇÃO
São canais pelos quais se transportam a mensagem do emissor aos receptores. O avanço tecnológico ajuda cada vez mais os meios de comunicação, fazendo com que as pessoas se comuniquem umas com as outras em maiores distâncias e em um menor espaço de tempo. Também são essências nas realizações de atividades econômicas, devido às empresas utilizarem sites especializados, acompanhando transações bancárias, cotações das ações, dentre outros. Celular, internet e televisão são alguns exemplos de meios de comunicação. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
● Jogos de realidade alternativa: cibercultura, espaço e (trans)mídia.
● Uma convergência divergente: a centralidade da TV aberta no setor audiovisual brasileiro.
● Cidades contemporâneas e políticas de informação e comunicações.
Borges, Jussara
Silva, Helena Pereira da
Jambeiro, Othon
● Comunicação e política: conceitos e abordagens.
Alerta circula semanalmente, às terças-feiras, sob a coordenação de Flavia Garcia Rosa (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI). A execução está a cargo de Bernardo Machado, Évila Santana Mota (estagiários do Repositório Institucional). A revisão é de Tainá Amado (estagiária do Repositório Institucional). O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). A divulgação está a cargo de Camila Fiuza (estagiária da Edufba).