N.164 | 27 de Outubro de 2015
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA). Para mais informações e para acessar todas as edições do Alerta, visite: www.ndc.ufba.br.
ACERVO
Festas religiosas
Comemorações culturais em que são festejados publicamente acontecimentos, personalidades, fatos ou mistérios relacionados às convicções religiosas de um grupo social. Exprimem a cultura e tradição dos povos, reafirmando laços sociais e fortalecendo a pertença de cada pessoa ao grupo de símiles que comungam das mesmas religiões. Dentre as festas religiosas mais praticadas no Brasil estão o Natal, Páscoa a Festa Junina (realizada em homenagem a São Pedro, Santo Antônio e São João), etc. Caracteriza-se como uma festa em que os aspectos profanos e sagrados apresentam-se interligados. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
A festa do maior São João do mundo: dimensões culturais da festa junina na cidade de Campina Grande
Mouros e cristãos: cenas de um folguedo popular da cidade de Prado-Bahia
Festas e Procissões Reais na Bahia Colonial: séculos XVII e XVIII
Silveira, Mônica Maria de Souza
Mágica
Também conhecida como ilusionismo, é uma arte performativa que tem como objetivo entreter o público por meio de truques. Quem executa esse tipo de espetáculo é um mágico ou ilusionista, que apresenta essa arte em teatros, circos, praças, dentre outros locais. A mágica, fundamentalmente, é baseada na habilidade das mãos do mágico em manipular objetos usados nos truques. É uma das mais antigas formas de entretenimento e começou a ganhar notável prestígio a partir do século XVIII. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Um estudo das comédias mágicas o Chico e o diabo e os irmão jogadores, de Benjamim de Oliveira.
Duas palavras mágicas em cena: intrépida trupe
A renovação do circo e o circo social.
Da rua ao picadeiro: Escola Picolino, arte e educação na performance do circo social.
Sociedade da Informação
Consequência da explosão informacional de meados do século XX, caracteriza-se pelo elevado número de produção informacional e a necessidade de seu gerenciamento, além do aumento da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Com isso, surge a necessidade de criar meios que facilitem a recuperação, uso, acesso e disseminação da informação, independente do suporte e da linguagem. No âmbito dessa sociedade, a informação constitui-se elemento primordial para o alcance dos objetivos organizacionais e pessoais. RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Santana, Fausta Joaquina Clarinda de
Escola Aprendente: desafios e possibilidades postos no contexto da Sociedade do Conhecimento
Carrilho Fiho, João José da silva
Estruturas significantes da Ciência da Informação: Aplicação social da informação